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Saiba porque Mario 64 é um jogo G...

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Entendendo a genialidade de Super Mario 64

Já faz 30 anos desde que o Mario fez sua verdadeira estréia no NES, com Super Mario Bros, revolucionando a maneira de fazer jogos de plataforma em 2D. Mas essa não foi a única revolução que o nosso encanador de boné vermelho e macacão iniciou no mundo do design de jogos. Há exatos 20 anos, em 23 de junho de 1996, a Nintendo lançava seu console Nintendo 64, e com ele, um jogo que definiria o conceito de jogo de plataforma 3D que temos até hoje. Estamos falando, é claro, de Super Mario 64.
Apesar de não ter sido o primeiro game de plataforma a desbravar o universo 3D (esse crédito vai para Alpha Waves, de 1990), Super Mario 64 entendeu melhor do que qualquer outro platformer da época o que era preciso para esse gênero funcionar em um ambiente tridimensional. Era mágico. Majestoso. Uma ruptura espetacular em comparação a tudo o que já havíamos visto antes.
Com seus mundos vastos e abertos e sua inovadora câmera controlável, Super Mario 64 fez qualquer tentativa de jogo 3D que veio antes parecer arcaica e desinteressante em comparação. Por tudo isso e muito mais, ele foi considerado o melhor game do Mario de todos os tempos, de acordo com a equipe IGN Brasil e merece uma celebração especial. Aqui estão as nossas escolhas para os 10 momentos mais espetaculares, geniais e de tirar o fôlego em Super Mario 64.

Tudo o que você precisava fazer para encontrar um dos momentos mais bacanas de Super Mario 64 era ligar o Nintendo 64: a clássica tela de título na qual escutamos pela primeira vez o inesquecível jargão "It's-a me, Mario!" A Nintendo colocou o rosto do herói em close, como um exemplo do potencial da modelagem 3D e do poder de renderização do N64.
O que fazia desse momento algo mais inesquecível, no entanto, era a sua interatividade. Se você não apertasse start, um cursor apareceria para você brincar com o rostinho bonito do bigodudo. Era quase como brincar de massinha, com inúmeras possibilidades. E o jogo sequer havia começado!
Terminando a série de ótimas fases introdutórias do jogo, temos Jolly Roger Bay, uma gruta submarina tranquila que nos ensina as mecânicas de nado do Mario. A profundidade imensa da gruta é impressionante -- e tensa, já que o herói está constantemente em risco de morrer sufocado. Mas o melhor momento da fase acontece quando você se aproxima do navio naufragado no fundo da fase e uma enguia enorme o ataca. O tamanho impressionante do inimigo é de tirar o fôlego.

 



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