Entendendo a genialidade de Super Mario 64
Já faz 30 anos desde que o Mario fez sua verdadeira estréia no NES, com Super Mario Bros,
revolucionando a maneira de fazer jogos de plataforma em 2D. Mas essa
não foi a única revolução que o nosso encanador de boné vermelho e
macacão iniciou no mundo do design de jogos. Há exatos 20 anos, em 23 de
junho de 1996, a Nintendo lançava seu console Nintendo 64, e com ele,
um jogo que definiria o conceito de jogo de plataforma 3D que temos até
hoje. Estamos falando, é claro, de Super Mario 64.
Apesar de não ter sido o primeiro game de plataforma a desbravar o
universo 3D (esse crédito vai para Alpha Waves, de 1990), Super Mario 64
entendeu melhor do que qualquer outro platformer da época o que era
preciso para esse gênero funcionar em um ambiente tridimensional. Era
mágico. Majestoso. Uma ruptura espetacular em comparação a tudo o que já
havíamos visto antes.
Com seus mundos vastos e abertos e sua inovadora câmera controlável,
Super Mario 64 fez qualquer tentativa de jogo 3D que veio antes parecer
arcaica e desinteressante em comparação. Por tudo isso e muito mais, ele
foi considerado o melhor game do Mario de todos os tempos, de acordo com a equipe IGN Brasil e
merece uma celebração especial. Aqui estão as nossas escolhas para os
10 momentos mais espetaculares, geniais e de tirar o fôlego em Super
Mario 64.
Tudo o que você precisava fazer para encontrar um dos momentos mais
bacanas de Super Mario 64 era ligar o Nintendo 64: a clássica tela de
título na qual escutamos pela primeira vez o inesquecível jargão "It's-a
me, Mario!" A Nintendo colocou o rosto do herói em close, como um exemplo do potencial da modelagem 3D e do poder de renderização do N64.
O que fazia desse momento algo mais inesquecível, no entanto, era a
sua interatividade. Se você não apertasse start, um cursor apareceria
para você brincar com o rostinho bonito do bigodudo. Era quase como
brincar de massinha, com inúmeras possibilidades. E o jogo sequer havia
começado!
Terminando a série de ótimas fases introdutórias do jogo, temos Jolly
Roger Bay, uma gruta submarina tranquila que nos ensina as mecânicas de
nado do Mario. A profundidade imensa da gruta é impressionante -- e
tensa, já que o herói está constantemente em risco de morrer sufocado.
Mas o melhor momento da fase acontece quando você se aproxima do navio
naufragado no fundo da fase e uma enguia enorme o ataca. O tamanho
impressionante do inimigo é de tirar o fôlego.
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